Comprando a Passagem

A compra da passagem pode ser realizada direto no guichê das empresas nas rodoviárias, por agências de passagens, ou então pela pela internet. O modo mais usado atualmente, por ser o mais prático e simples pois evita deslocamentos desnecessários até a rodoviária somente para adquirir a passagem antecipadamente e não deixar para adquirir a passagem no dia da viagem e correr o risco de não encontra mais assentos disponíveis e perder ou atrasar a viagem. A maioria das empresas de ônibus dispões em seus respectivos sites a venda de passagens, bem com o alguns sites exclusivos de venda de passagens. Mas para que este procedimento ocorra sem dificuldades tanto para o usuário quando para as empresas de transporte, é necessário seguir alguns regras simples, porém importantes:

1 – Depois de selecionar o destino para onde vai viajar e decidir se vai comprar a passagem de volta também, (e tiver lido as instruções de compra, que é muito, mas muito importante) deve preencher um cadastro onde, entre outras informações, deve ter o seu nome completo, um e-mail válido, pois nele vai receber um comprovante de compra.

2 – Se estiver comprando passagem para outra pessoa no seu cadastro com seu cartão de crédito, ligue para a empresa que está comprando ( a maioria tem um 0800) para saber se é possível preencher o nome de outra pessoa no campo “favorecido”, isso é, a pessoa que vai retirar a passagem e viajar. Isso, se esta informação não estiver no site da empresa que esta comprando. Geralmente está.

3 – É muito importante aguardar a finalização do processo de venda e a impressão do “voucher” (comprovante de compra). Se estiver com dificuldade neste processo, verifique se o bloqueador de pop-up de seu navegador está habilitado, o que pode gerar impedimentos para a finalização da compra. Se não tiver como imprimir o comprovante de compra (“voucher”), salve-o e anote o número dele e, quando for retirar a passagem deve apresentar o “voucher” ou pelo menos o número dele junto com um documento com foto no guichê da empresa na rodoviária de embarque, pois o bilhete só pode ser retirado lá. A passagens somente pode ser adquirida por cartão de crédito e normalmente, podem ser parceladas. Chegue com no mínimo 40 minutos de antecedência para retirar seu bilhete. (E lembre-se, leia com atenção as regras da empresa para a retirada do bilhete).

4 – Se tiver que adiar ou desistir da viagem, entre em contato com a empresa para solicitar cancelamentos ou transferências. O procedimento tem diferenças de empresa para empresa, por isso é necessário este contato com o atendimento ao cliente da empresa.

LEI Nº 11.975, DE 7 DE JULHO DE 2009.
Dispõe sobre a validade dos bilhetes de passagem no transporte coletivo rodoviário de passageiros e outras providências.

E para informações complementares, acesse este link da ANTT- AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES que dispõe de regras sobre bilhetes de passagens. http://www.antt.gov.br/index.php/content/view/14152/Bilhete_de_Passagem.html