Passeio de Trem Curitiba-Paranaguá

trem pela serra do marO passeio de trem entre Curitiba, Morretes e Paranaguá (vai até Paranaguá aos domingos) é para quem busca um passeio de ecoturismo e de aventura, próximo da natureza e com paisagens de tirar o fôlego. Antes de Morretes, o trem faz uma parada na estação do Parque Estadual do Marumbi, onde é possível acampar. Para isso, é necessário preencher um formulário de visitação na administração do Parque que fica na estação. Formulário que tem como objetivo controlar a quantidade de visitantes e a segurança dos mesmos. Para mais informações, ligue no telefone comunitário que fica na administração (41) 3432-2072). A opção de Camping fica situada na parte baixa ao lado da administração.

Para mais informações sobre tarifas, horários, pacotes e convênios: consulte a operadora Serra Verde Express pelo telefone (41) 3888-3488 ou pelo site Serra Verde Express.

História:
Ferrovia Curitiba-ParanaguaA Ferrovia Curitiba Paranaguá começou a ser construída em 1880. Mesmo sendo considerada por muitos engenheiros da época de ser impossível de ser construída, foi concluída e 1885. Devidos aos desafios da sua construção, desafios em grande parte por seu trajeto sinuoso pela Serra do Mar, esta ferrovia é considerada uma obra de arte. Com 110 km de extensão que passam pela área mais preservada da Mata Atlântica,com mais de 13 túneis, 30 pontes e vários viadutos. Diariamente há trens partindo de Curitiba para Morretes e, aos domingos vai até Paranaguá. A viagem dura aproximadamente 3 horas na ferrovia de 127 anos de história.

Morretes:
Fundada em 1721 Morretes fica na Serra do Mar Paranaense, entre Curitiba e o litoral. Tem um clima agradável e variadas opções para ecoturismo devido a sua localização privilegiada. Atrações gastronômicas é outro ponto forte desta pequena e antiga cidade de construções históricas que atraem centenas de turistas de todo Brasil. Descer a serra e passar o domingo em Morretes já é uma opção natural dos curitibanos nos finais de semana.
O que tem: Culinária Típica, Estrada da Graciosa, Trilhas da Serra do Mar, Centro Histórico, Parque Marumbi, Porto de Cima, Rio Nhundiaquara.
Eventos mais conhecidos : Festa da Cachaça, Passeio Ciclístico, Festa Feira Agrícola e Artesanal, Festival de Inverno, Festa do Barreado.
Link: http://www.morretes.pr.gov.br/index.php/turismo

Paranaguá:
Paranaguá, como Morretes e Antonina também é uma cidade histórica do litoral do Paraná. A cidade foi fundada em 1648 e mantém grande parte de suas construções históricas. A construção da ferrovia ligando Curitiba à Paranaguá deu grande impulso ao desenvolvimento da cidade e hoje, o porto de Paranaguá e o segundo porto em volume de carga do Brasil.
O que tem: Mercado da Arte, Casario Colonial, Museu de Arqueologia e Etnologia.
Eventos mais conhecidos: Festa de Nossa Senhora do Rosário, Festa de Nossa Senhora do Rocio, Auto de Natal.
Para mais eventos: http://www.paranagua.pr.gov.br